Vereadores viram de costas contra ataques de prefeito: “ele quer corromper as pessoas”, diz edil

 

Legisladores de Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, viraram de costas em uma ação simbólica contra o prefeito Eduardo Vasconcelos. O ato simbólico ocorreu na sessão desta quinta-feira (14). Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, os vereadores teriam reagido a ataques feitos pelo prefeito, que em um vídeo teria chamado de corruptos 14 dos 15 vereadores do município.

 

Vasconcelos teria dito ainda que os legisladores estariam cooptados por um empresário, opositor dele na cidade.  Ex-aliado do gestor, o edil Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, criticou a postura de Vasconcelos e disse que é preciso “dar um basta” na situação.

 

“Ninguém é igual a ele. Já estive do lado dele e sei como é. Ele quer corromper as pessoas e acha que todo mundo é igual a ele. Os vereadores tomaram suas decisões porque acharam que tinham que dar um basta nessa gestão. Não quer dizer que foram comprados. Temos uma Câmara consciente e que quer o melhor para Brumado”, declarou.

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste



Mais informações »

Vitória da Conquista já registrou três óbitos e mais de 1,6 mil casos confirmados de dengue

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista divulgou nessa segunda-feira, 11 de fevereiro, o boletim semanal das notificações das arboviroses até a 10ª semana epidemiológica – de 1º de janeiro a 11 de março de 2024 – que contabilizou 7.232 notificações suspeitas de adoecimento por dengue, com 1.649 casos confirmados.

 

Na última semana também foram confirmados mais dois óbitos de residentes do município por dengue grave, de uma jovem de 29 anos e um idoso de 78 anos. Até o momento, o município registra três óbitos confirmados e ainda estão em investigação na Câmara Técnica do Estado, o falecimento de outros dois pacientes por suspeita de dengue.

 

Neste momento, 56 pessoas estão internadas em unidades hospitalares. Também foram feitas 1.264 notificações suspeitas de chikungunya, com 37 confirmadas e outras 389 notificações de zika, com um caso confirmado.


Unidades de Saúde Sentinelas

Há 15 dias, as Unidades de Saúde da Família Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade estão atendendo, prioritariamente, aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue e síndromes gripais, considerados fichas verdes e azuis, no horário das 14h às 22h. As fichas são preenchidas até as 20h, a depender da demanda de pacientes, e os atendimentos seguem até as 22h.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando o modelo sentinela passou a funcionar nessas unidades, 2.547 atendimentos já foram prestados. Desses, 2.112 foram de pacientes com perfil de suspeita de dengue, representando 82% dos atendimentos totais nessas duas semanas. Outras 294 pessoas atendidas foram por motivo de síndromes gripais, equivalente a 11% dos atendimentos.

Em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, procure a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico e evite a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, para evitar complicações.

Combate ao mosquito

A Prefeitura está mobilizada nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com mutirões, ações de bloqueio e borrifação de inseticida em pontos estratégicos da cidade e nas áreas com maior número de notificações, ações de limpeza pública, notificação de proprietário de terrenos baldios para limpeza adequada, dentre outras ações. Além do apoio do carro fumacê, que também está circulando em bairros e loteamentos da cidade, com aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume UBV para reforçar as ações de bloqueio.

Mas ainda é fundamental o apoio da população, que deve redobrar os cuidados dentro de casa, fazendo a eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito. Para fazer a denúncia de alguma situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número: (77) 3429-7421.

Fonte: Agência Sertão


Mais informações »

AtlasIntel: Bruno Reis chega a 64% e seria reeleito no 1º turno em Salvador


Um levantamento divulgado nesta terça-feira (12) aponta que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), seria reeleito em primeiro turno nas eleição de 2024. Segundo pesquisa AtlasIntel/A Tarde, se o pleito fosse hoje, Reis teria 51,4% dos votos - mais que todos os demais candidatos somados.


Atrás dele aparecem Geraldo Júnior (MDB), com 18,4%, Kléber Rosa (PSOL), 8,4% e Luciana Buck (Novo), com 1,8%. O cenário traz ainda 11,2% de votos brancos e nulos e 8,8% de indecisos.


De acordo com o levantamento feito, considerando apenas os votos válidos, Bruno Reis amplia o número com 64,4%. Na sequência aparece Geraldo Júnior (23%), Kléber Rosa (10,4%) e Luciana Buck (2,2%).


Em 2020, quando foi eleito prefeito, Bruno Reis recebeu 64,2% dos votos da população de Salvador e venceu a disputa em primeiro turno. Ao todo, ele recebeu 779.408 votos.


Responderam aos questionários da AtlasIntel 809 eleitores de 130 bairros de Salvador, através de abordagens aleatórias durante a navegação online. Cada questionário só pode ser submetido uma vez.


A pesquisa AtlasIntel/A TARDE tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 4 e 7 de março e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.

Fonte:Bahia Notícias

 


Mais informações »

Lula autorizará construção de campus do Ifba em Macaúbas

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programado para autorizar a construção de um novo campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Macaúbas. De acordo com o Achei Sudoeste, a cerimônia oficial está marcada para a próxima terça-feira (12), no Palácio do Planalto. 

 

O Ministério da Educação (MEC) destaca que a iniciativa faz parte do projeto de expansão da rede de ensino técnico e superior em todo o país. Além de Macaúbas, outras cidades contempladas com novos campi do Ifba incluem Poções, Salvador, Remanso, Itabuna, Ruy Barbosa, Santo Estevão e Ribeira do Pombal.

 Fonte: Bahia Notícias


Mais informações »

Bahia tem média de 50 prisões por dia nos primeiros dois meses de 2024

 


Ações das Polícias Militar e Civil, algumas delas em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e com a Polícia Federal capturaram 50 criminosos por dia na Bahia, em 2024. O número de prisões subiu 6,4% nos meses de janeiro e fevereiro, na comparação com o primeiro bimestre de 2023.

 

Ao todo, foram 3.040 capturas realizadas nos primeiros 60 dias de 2024, contra 2.858 contabilizadas no mesmo período do ano passado.

 

Entre os presos está o líder de uma facção, com atuação na cidade de Feira de Santana. Envolvido com homicídios, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e corrupção de menores, o criminoso foi localizado em uma casa de luxo, na cidade de Natal, em uma ação da FICCO Bahia.

 

“As Forças de Segurança capturaram também o indivíduo que roubou e, de forma covarde, agrediu uma foliã com um soco, no Carnaval, além de um mototaxista suspeito de estupro. Ampliamos as ações de inteligência, norteando as equipes na ponta”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

 

Fonte: Ascom/SSP


Mais informações »

Dr. João Ricardo cumpriu agenda positiva em Brasília confirmando mais benefícios para Paramirim

 

Vice-prefeito teve encontros com senadores, deputados federais, registrou presença em sessão da Câmara e realizou o sonho de abraçar o presidente Lula.

O atual vice-prefeito de Paramirim, pré-candidato a prefeito para as eleições de outubro próximo, Dr. João Ricardo Brasil Matos (AVANTE), esteve em Brasília nos dias 06 e 07 de março, cumprindo agenda positiva, em busca da liberação de recursos e ações já programadas, reforçando pedidos e também agradecendo aos deputados parceiros, Arthur Maia e Neto Carletto. Na oportunidade, ainda se encontrou com o senador Ângelo Coronel, esteve no plenário da Câmara, foi saudado durante a sessão legislativa, representando sua amada terra, Paramirim. Dr. João, o jovem advogado que luta por dias melhores no sertão, teve ainda a honra de uma audiência com o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, realizando um sonho de apertar a mão e receber um abraço do maior líder da história do país.

Ao postar nas suas redes sociais sobre mais uma viagem a capital do país em busca de melhorias para sua terra, tendo inclusive participado do lançamento do programa PAC seleções, Dr. João Ricardo, fez questão de agradecer a receptividade e o carinho para com a sua pessoa e para com a sua Amada Terra, Paramirim.   “Agradeci pessoalmente ao nosso senador Ângelo Coronel, pela doação de um caminhão pipa que tanto nos serve, ao nosso parceiro e representante de Paramirim, Deputado Arthur Maia, que tanto já fez e ainda reforçou o compromisso com o asfaltamento de avenidas no  centro histórico, fiquei muito honrado em estar na tribuna da Câmara Federal, ao lado do nosso deputado Neto Carletto que além de ampliar suporte para a saúde, enalteceu a nossa Amada Paramirim para todo o Brasil”. Disse emocionado Dr. João.


Sobre o encontro inédito e inesquecível com o presidente Lula, Dr. João Ricardo assim descreveu: “tive a felicidade de conhecer e conversar com o presidente Lula no Palácio do Planalto, em Brasília. Em poucos instantes, um filme veio à minha mente. Lembrei-me do menino, hoje vice-prefeito, com poucos recursos materiais, franzino, tímido saindo de Paramirim com destino a Salvador portando a convicção de que somente a educação é capaz de mudar destinos. Tive o cuidado de agradecer ao presidente por tudo o que ele faz pelos estudantes pobres do Brasil e recebi dele palavras de incentivo e apoio. Com energias recarregadas, volto a Amada Terra, para juntos, com humildade e determinação continuar trilhando o caminho do bem, da moralidade e do respeito”. Enfatizou.


Além de conseguir mais obras para a cidade, através do PAC Seleções, João Ricardo, representando o prefeito Beto, retornou com muitas novidades e mais investimentos para a saúde, máquinas e equipamentos, além de pavimentações. Ele esteve acompanhado do amigo e também paramirinhense, Dr. Renato Bittencourt, figura competente, diretor de Infraestrutura da CODEVASF – Bom Jesus da Lapa.

Fonte: Jornal eco Paramireim


Mais informações »

ACM Neto garante presença em palanques de aliados no interior da Bahia, mas pondera: "Não quero estadualizar a campanha"

 


Uma das principais figuras de seu grupo político e expoente da oposição ao governo petista na Bahia há quase 20 anos, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) pretende "gastar sola" de sapato durante a campanha eleitoral de 2024 percorrendo o estado. Segundo o presidente da Fundação Índigo, a ideia é fortalecer palanques de candidatos aliados em cidades do interior em que sua presença seja demandada.

 

Apesar do indicativo, revelado pelo político ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (7), ele garante que não vai "estadualizar" o pleito deste ano. Neto ressalta que não deseja antecipar o debate sobre disputa pelo governo do Estado, que só ocorrerá no segundo semestre de 2026, nesse momento.

 

"Vai depender de cada situação. Primeiro com a consciência que não é uma eleição estadual, é municipal. Então não quero antecipar debate de governo do Estado agora, e nem quero forçar que em certos municípios onde não há uma polarização ou um envolvimento externo tão forte passe a haver exclusivamente pela minha presença, não tenho nenhum interesse em relação a isso", disse o ex-prefeito em diálogo com a reportagem.


Neto manifestou a ponderação ao ser questionado pelo BN se concentraria seus esforços apenas em Salvador e disse já ter presença confirmada em eventos marcados no interior, a exemplo de agendas no município de Santo Estevão.

 

"Em muitas cidades há um desejo dos próprios candidatos da minha presença, e na medida do possível vou organizar para ajudar. Não tem uma regra, mas em geral eu vou estar presente. Principalmente onde minha presença some, então não há demanda minha de presença. Não quero estadualizar a campanha. Mas onde os candidatos considerarem que a minha presença pode ajudar eu pretendo estar presente", acrescentou.

 

Fonte: Bahia Notícias


Mais informações »

João Silva atualiza sobre estado de saúde do pai: “Faustão está se recuperando, tudo dentro do esperado”

 


O filho de Fausto Silva, João Silva, atualizou sobre o estado de saúde do pai após ele passar por um transplante de rim. O apresentador deixou a UTI e segue em tratamento em um dos quartos do Hospital Israelita Albert Einstein

 

"Faustão está seguindo a recuperação, tudo dentro do esperado", disse o apresentador da Band à coluna Splash, do Uol.

 

Na última terça-feira (5), João publicou em suas redes sociais uma homenagem aos 40 anos de carreira do pai na televisão. "Meu maior orgulho é ver você completando 40 anos no ar, 40 anos de história e de um legado que já está no coração de todo o Brasil! Te amo pai, você é minha maior inspiração! Parabéns", elogiou ele no Instagram.


Fonte: Bahia Notícias


Mais informações »

Prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, busca unir colegas gestores para viabilidade de nova Policlínica Regional de Saúde na Bacia do Paramirim

 


O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, também Presidente do Consórcio de Saúde da região de Brumado, esteve reunido com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para discutir a viabilidade de uma nova Policlínica Regional de Saúde no território da Bacia do Paramirim, composto por nove municípios: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo.


Segundo Phellipe, a distância que os pacientes precisam percorrer até a policlínica de Brumado justifica a necessidade de uma nova unidade na região da Bacia do Paramirim, facilitando o acesso aos serviços de saúde. O governador autorizou a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana, a realizar um estudo para avaliar a viabilidade da implantação da policlínica nessa área. Phellipe Brito adiantou que em breve haverá uma reunião com ele, a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, e os outros prefeitos para discutir mais detalhes sobre o tema e avançar no processo de viabilização da nova policlínica regional de saúde.


Fonte: Jornal Eco Paramirim


Mais informações »

Secretaria de Saúde da Bahia confirma 9ª morte por dengue no estado; 122 municípios estão em epidemia

 


A nona morte por dengue foi confirmada na Bahia nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a paciente era do município de Vitória da Conquista, localizado na região sudoeste. Esta é a segunda morte pela doença registrada naquele município. O sudoeste concentra o maior número de mortes. Ainda conforme a Sesab, outros 122 municípios do estado estão em epidemia.


Até então o caso mais recente era o da farmacêutica Gabriela Gomes Santos, em Barra do Choça. Ela estava grávida de quatro meses. Segundo o g1 BA, a Secretaria de Saúde de Barra do Choça informou que a paciente deu entrada no Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto, em estado grave.


Ainda de acordo com a secretaria municipal, Gabriela tinha anemia falciforme, o que agravou o quadro. A morte da farmacêutica foi registrada em 20 de fevereiro, mas a confirmação foi feita em 1º de março. Dias antes de Gabriela, uma criança de 5 anos também morreu em Jacaraci.


De acordo com a Sesab, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia da dengue. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta.


Foram contabilizados quase 30 mil casos prováveis até o dia 2 de março deste ano, o que corresponde a um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Fonte: jornal Nossa Voz


Mais informações »

Eleito conselheiro do TCM, Paulo Rangel diz ter ficado surpreso com o resultado: "Esperava ter de 38 a 42 votos, para ser sincero"



Mesmo tendo transcorrido como o esperado, a eleição do deputado estadual Paulo Rangel (PT) a conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na tarde desta terça-feira (5), revelou que houve traições na base do governo.


Rangel protocolou sua inscrição  na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 38 assinaturas, mas, na urna, obteve 36 votos. Já o seu opositor, Marcelo Nilo (Republicanos), que foi apoiado pelo bloco da oposição, formado por 20 deputados, obteve 22 votos. A questão é que Marcinho Oliveira (União) não assinou a lista em favor de Nilo, ou seja, o documento foi protocolada com 19 assinaturas da oposição. Nesse cenário, é possível afirmar que o ex-presidente da AL-BA recebeu três votos a mais do que o esperado. 

 

Em entrevista à imprensa após a divulgação do resultado que sacramentou sua vitória, Paulo Rangel admitiu surpresa. "Eu esperava ter de 38 a 42 votos, para ser sincero. Mas nós chegamos ao objetivo, o objetivo era a vitória. O importante é que eu combati o bom combate e estava absolutamente tranquilo para o resultado que viesse", frisou. Do total de 63 deputados estaduais, somente 58 estiveram presentes na sessão de hoje. Os deputados do PCdoB, Olívia Santana, Zó e Bobô faltaram em apoio ao colega Fabrício Falcão, que não conseguiu viabilizar sua candidatura pela Mesa Diretora, tampouco reunir o mínimo de 13 assinaturas para validar sua inscrição. A deputada Ludmila Fiscina, do PV, está de atestado médico por conta de uma cirurgia, contabilizando a quinta ausência. 

 

O embate entre Marcelo Nilo e Paulo Rangel teve momentos eletrizantes deixando visível a tensão entre os deputados no plenário. Em dois deles, Nilo ultrapassou Rangel na contagem de votos e, em um, deu empate. Nos minutos finais, o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), levantou-se do seu lugar e dirigiu-se a Marcelo Nilo enquanto ele ainda estava sentado, abraçando e parabenizando o ex-colega. Nilo saiu do plenário ainda ouvindo as palmas de comemoração a vitória de Paulo Rangel. Ele não conversou com a imprensa. 

 

POSSE

Paulo Rangel afirmou que irá ao TCM nesta quarta-feira (6) tomar pé das informações sobre a sua posse. "Talvez, eu tome posse o mais breve possível. Para mim foi uma vitória honrosa, uma vitória que me deixa muito feliz. Inclusive, eu resistia muito a ser candidato ao tribunal, não estava antes nos meus planos, mas depois que nós encaramos, nós tivemos uma receptividade muito grande a essa candidatura. Creio que cumprimos o nosso papel enquanto candidato. Agora, nós temos que cumprir o nosso papel enquanto conselheiro", comemorou.


Fonte: Bahia Notícias


 


Mais informações »

Mercado de comunicação reforça campanha contra a Dengue na Bahia

 


O Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Social (Secom), reuniu as diversas entidades do setor para alinhar ações de combate à dengue. A reunião aconteceu na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta segunda-feira (4), com o objetivo de apresentar a campanha que já está sendo realizada pela gestão estadual e propor que o mercado publicitário, associações de rádio e TV, rádios comunitárias, sindicatos, empresas públicas e privadas se unam contra a doença, que alcançou níveis epidêmicos em diversas cidades brasileiras.

“Nós convidamos representantes do mercado de comunicação para que a gente apresentasse a nossa campanha de combate à dengue e acho que conseguimos sensibilizar os líderes do setor, para ampliar a campanha e dar o fortalecimento que é necessário para o combate a doença. A dengue mata e agindo em conjunto podemos avançar. O governo estadual tem que estar de mãos dadas com a iniciativa privada, com os gestores dos municípios, com as esferas federais para que a gente tenha uma campanha forte, uma campanha de conscientização e consiga vencer o mosquito”, destacou o secretário de comunicação, André Curvello, que conduziu a reunião.

Ainda de acordo com titular da Secom, os agentes de comunicação deixaram alinhado que vão assinar uma campanha com diversas entidades, além de maximizar a campanha do Governo do Estado. “O objetivo é um só: ficarmos fortalecidos para poder enfrentar o mosquito”, completou.

Estiveram presentes representantes do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-Bahia); Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap-Bahia); Sindicato das Empresas de Publicidade Exteriores (Sepex–BA); Tempo Propaganda, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP); Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço-BA); Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão (Abart); Rede Baiana de Rádio (RBR) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) também participou do encontro.

Para Américo Neto, presidente da Abap, a reunião foi importantíssima para unir forças contra a doença. “A gente estabeleceu um plano de ação onde vamos criar uma campanha paralela, para a gente somar essa que já existe. Então, teremos duas iniciativas, campanhas assinadas por cidades, por lideranças de cada local”, explicou.

Já Sandro Lima, da Abraço, destacou a importância das rádios comunitárias no combate à dengue. “São quase 400 rádios na Bahia, quase todos os 417 municípios têm uma emissora de radiodifusão comunitária. Dentro do setor, existem vários segmentos da sociedade civil inseridos neles. Associações de bairros, associações esportivas, educação, de moradores da zona rural. Então, nesse contexto, a gente consegue dialogar com todas essas bases e o trabalho, na verdade, já está acontecendo”, destacou Sandro.


Fonte: GOVBA Repórter: Lina Magal

Mais informações »

Opinião: Nilo x Rangel: Duelo no TCM define futuro do ex-presidente e da estratégia de dominar Cortes de contas


O grande tema político na Bahia ao longo da semana pode ter fim já nesta terça-feira: a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O duelo está restrito a dois velhos conhecidos da Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-presidente Marcelo Nilo e um até então discreto deputado, Paulo Rangel. A disputa poderia até ter um terceiro nome, mas a candidatura de Fabrício Falcão foi esvaziada antes mesmo de ser colocada em prática. Tudo pela unidade, desde que haja subserviência ao grupo dominante.

 

Nilo terá a sua grande prova de fogo sobre o futuro na vida pública. Se perder - o que o bolão de aposta paga menos -, pode por fim a uma carreira que "começou como estagiário da Embasa", como o próprio ressalta, e terminou com uma derrota articulada por um "amigo", como ele gosta de chamar o ex-governador Jaques Wagner. Afinal, por mais que o governador Jerônimo Rodrigues seja a atual face do PT na Bahia, Wagner segue dando cartas mesmo que não apareça por isso. Partiu do grupo liderado por ele a ideia de indicar Rangel ao TCM, passando até pela negociação de abrir mão da candidatura petista em Salvador.

 

Foi um preço baixo a ser pago, especialmente no contexto de que Geraldo Jr. jogado aos leões é muito mais útil como efeito colateral de ganhar mais uma cadeira na Corte de contas, que seria completamente dominada pelo PT e suas quatro cadeiras. O artífice não é será público e os efeitos serão sentidos no longo prazo, dada a estratégia do carlismo ter se perpetuado por muito mais tempo nesses espaços do que no Executivo baiano. É uma cópia renovada e remasterizada dessa lógica e o Galego entende mais disso do que qualquer um outro.

 

Rangel é um peão que vai jogar o jogo para poder ganhar um cargo vitalício e empregar assessores sem a fiscalização que enfrentaria na Assembleia. Além do espaço para a eterna troca de postos entre aliados, que, convenhamos, acontece desde que o mundo é mundo. O PT tende a ser majoritário no embate pelo TCM, ainda que os comunistas façam muxoxo e digam que não vão votar: teria um efeito político mais prático se o choque de realidade colocasse Nilo no posto, diminuindo a ascendência e o protagonismo do PT na cena baiana.

 

O azarão Nilo não é uma figura pequena e aposta no voto secreto para não sair derrotado. Ao longo dos últimos meses, cobrou faturas e favores da época em que presidiu por 10 anos a Assembleia e deu cartas com uma caneta com menos tinta, mas bem simbólica para quem conhece o ego de parlamentares. Dificilmente ele sairá vencedor, mas, se conseguir, aplicará uma derrota ao petismo baiano que, pelo menos desde 2006, só acumula vitórias e vitórias. O ex-presidente que outrora foi Golias e acabou derrotado pelas circunstâncias da vida, poderia então renascer como David. É isso ou um fragoroso adeus à arena política.

 

O TCM não é um campo de batalha como estamos acostumados a acompanhar no dia a dia dos poderes. Muitas vezes, tal qual o Tribunal de Contas do Estado, passa despercebido da esfera pública. Por isso, há tanto interesse da classe política neles. Dá pra fazer política sem ter mandato e sem ser notado. Ganhe Nilo ou Rangel, saibamos que, para o restante da população, poucos vão se importar. Já os envolvidos terão muito a perder com qualquer derrota.


Fonte: Bahia Notícias Foto: Carine Andrade 


Mais informações »

Com investimento de R$ 80 milhões, pavimentação na BA-245 leva desenvolvimento para Ibitiara e região

 


Neste sábado (2), após entregar uma escola de tempo integral, anunciar ações de combate à dengue para toda a Bahia e dar ordens de serviço na área de infraestrutura, no município de Ibipitanga, o governador Jerônimo Rodrigues seguiu para a cidade de Ibitiara, conhecida com a ‘Princesa da Chapada Diamantina’, e que hoje completa 90 anos de emancipação política. Na oportunidade, Jerônimo entregou uma série de obras, dentre elas a pavimentação do trecho que liga Ibitiara a Ibipitanga, e corta os distritos de Mocambo (Ibitiara) e Jurema (Ibiapitanga), realizada com investimento de R$ 80 milhões do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

“No dia do aniversário de Ibitiara, viemos comemorar com presentes, com obras, agradecendo sempre a gratidão desse povo, abraçar cada um da população. Aqui nós temos uma imagem muito forte, muito bonita, isso aqui é um observatório do que há de mais lindo na nossa Chapada. Hoje, tem municípios que vão economizar 50 quilômetros, outros 80, de estrada boa, de qualidade. Então, parabéns Ibitiara e que Deus proteja cada um que passa nessa estrada, para que possa ir e vir, com muita segurança”, declarou o governador.

O titular da Seinfra, Sérgio Brito, falou da importância da obra na rodovia. “São investimentos que o governo está fazendo de desenvolvimento, de progresso para a região, que liga a Bacia do Paramirim à Chapada Velha, à Chapada Diamantina. Estamos muito felizes”, pontuou.


Para o lavrador, Carlos Guimarães Silva, morador do distrito de São Domingos, que já utiliza o novo trecho da BA-245, disse que essa pavimentação vai proporcionar melhora para a sua vida. “Facilitou muito, porque para vir para a sede tínhamos que dar uma volta, muito mais longe, e aqui agora encurtou o caminho, é mais rápido. Um trajeto que a gente gastava 30 minutos agora são 15 minutos”.

O prefeito Wilson dos Santos Souza agradeceu o Governo do Estado pelas ações na cidade. “Era o sonho nosso, de Ibitiara, e no aniversário de 90 anos, recebemos essa grande obra, uma estrada que liga a Chapada Velha à Chapada Nova, e que vai beneficiar vários municípios, gerar renda e economia para pais e mães de família. Hoje, minha palavra é gratidão”.

Ainda em Ibitiara, foi dado como entregue o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Pau de Gamela, Espinheiro, Tiririca de Baixo e Lagoa do Sérgio; a Unidade de Saúde Edite Rodrigues de Oliveira, no distrito de Mocambo; a pavimentação em paralelepípedo de ruas da sede e dos povoados de Canabrava, Santa Quitéria e Lagoa do Dionísio, que também recebeu a requalificação da praça principal da localidade, totalizando quase R$ 20 milhões em investimentos do governo do Estado.


Durante ato no centro da cidade, que contou com a presença secretário de Estado e outras autoridades, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a licitação para a construção da ponte sobre o Rio Paramirim, que liga a comunidade de Bela Vista (Ibitiara) à cidade de Boquira e Ibipitanga, equipamento bastante aguardado pela população das três cidades para melhorar o tráfego entre as localidades, principalmente em períodos chuvosos.

 


Mais informações »

Em Ibipitanga, governador acompanha ações de combate à dengue na Bahia que já somam investimento de R$ 19 milhões


 

O Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões em ações e aderiu ao Dia D de mobilização nacional contra a Dengue, que acontece neste sábado (2). Em Ibipitanga, nesta manhã, o governador Jerônimo Rodrigues lançou oficialmente a campanha estadual de combate à doença, e conheceu as equipes formadas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros militares que realizam visitas técnicas às residências dialogando com a população e entregando material da campanha.


O dia começou com a visita do governador à residência de uma moradora da cidade, juntamente com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e equipe de combate às endemias, para inspeção e o início das atividades da campanha de mobilização. Jerônimo Rodrigues ressaltou a movimentação em toda a Bahia.

“Apertamos ainda mais o cerco e estamos convocando a participação de todos nessa grande mobilização contra a dengue na Bahia. Aproveitamos o dia 2 de março para abrir em todo estado o dia D contra a dengue. Aqui, hoje, visitamos a residência de dona Joana, numa demonstração do trabalho que é feito diariamente pelos agentes nas casas das pessoas. As equipes são formadas por agentes de saúde do município, Corpo de Bombeiros e pelo Núcleo Regional de Saúde.”, ressaltou o governador.

 


Também na ocasião, foram distribuídos 3.685 kits para agentes de combate às endemias em 129 municípios que estão em estado de epidemia ou alerta, de um total de 11.750 adquiridos pelo governo estadual. Os kits restantes serão gradualmente entregues aos 288 municípios restantes. O governador ainda lançou oficialmente a campanha estadual de combate à Dengue, onde anunciou a ampliação frota estadual de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê. Após a aquisição de nove veículos, agora o Governo do Estado possui 36 equipamentos disponíveis.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, reforçou que o governo vem atuando e investindo em ações de combate à dengue, mas lembrou que a participação de todos é fundamental. “Cada um pode tirar 10 minutos do seu dia para verificar os focos de dengue na sua casa, olhar as caixas d’água, calhas e possíveis plantas que tenha. A gente faz essa grande chamada para a população. Essa é uma estratégia de enfrentamento do governo do estado da Bahia que se faz presente, só falta você fazer a sua parte”.


O Chefe de Endemias e Entomologia da prefeitura de Ibipitanga, Eduardo Nonato, ressaltou a ajuda do Corpo de Bombeiros nessa ação, bem como a população imbuída para diminuir os casos de dengue na cidade. “Vamos fazer esse trabalho de rotina e agora com outras pessoas envolvidas, entrando nas casas, averiguando caixas para ver se tem o foco da dengue e passar orientações para essas pessoas”, frisou.

A ação de mobilização nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado contou com a parceria do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) para mobilizar gestores e a sociedade.

A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

Fonte Foto: Mateus Pereira/GOVBA


Mais informações »